Sala de jogo de xadrez on-line


Obs. Para acessar a sala como convidado (invitado) para assistir as transmissões ou jogar partidas sem elo, coloque um identificador e deixe a senha padrão.

Página de cadastro


Esta seção é para a disputa de partidas "não organizadas". Para jogar uma partida, os visitantes podem acordar emparceiramentos entre eles, lançar desafios à coletividade, ou aceitar os desafios (retos) realizados pelos outros. 

O sistema permite a disputa de partidas individuais pelo procedimento habitual de realizar desafios, que ao serem aceitos por outros jogadores dão início à partida. O jogador que propõe um desafio tem a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de possibilidades, tais como:

  • Cor das peças.
  • Controle de tempo. No que se refere ao tempo de reflexão, pode selecionar dois aspectos:
    • O tempo disponível, na forma de uma quantidade fixa inicial, mais um incremento por jogada.
    • O tipo de controle. Pode escolher entre o controle Fischer ou o de Bronstein. 

      Nos controles de tempo, que acrescentam uma determinada quantidade para cada movimento realizado, existem duas variantes: a original, devida a Bronstein e a mais popular, proposta por Fischer. 

      No modo Bronstein, se a quantidade a acrescentar é, por exemplo, 10 segundos e o jogador só usa 6 segundos para realizar seu movimento, o tempo restante, ou seja, 4 segundos, não é acrescentado em seu relógio. Em outras palavras, o jogador dispõe de 10 s para que seu relógio comece a contar. 

      No modo Fisher os segundos restantes são acrescentados ao tempo total do jogador. Outra diferença é que no modo Bronstein o tempo a somar para cada jogada é acrescentado antes do movimento, enquanto que no modo Fischer isso acontece depois de realizado o movimento.

      Quando no modo Bronstein se estabelece um tempo fixo de zero, temos a modalidade chamada "Gong", em que sempre há o mesmo tempo disponível para cada jogada. 

  • Modalidade. Pode-se disputar partidas: 
    • Clássicas
    • Random
    • Temáticas.
    • TeraGambitos.

O tipo Random se diferencia do xadrez clássico na colocação inicial das peças. Os peões ocupam a posição habitual, porém as demais peças são colocadas mediante sorteio, com algumas restrições. Concretamente, exige-se que os dois bispos ocupem casas de cor diferente e que o rei fique entre as duas torres, no sentido de que uma torre esteja em qualquer casa à sua esquerda e a outra em qualquer casa à sua direita. A posição das peças de ambos os lados são simétricas, ou seja, uma vez colocadas as peças brancas na primeira fila, as peças negras são dispostas da mesma forma na oitava fila.

As partidas temáticas são as que começam a partir de uma posição pré-definida. Pode ser a posição crítica de uma determinada variante, ou um determinado tipo de final.

O TeraGambito é um passatempo que é jogado exatamente igual ao xadrez clássico, salvo que quando é sua vez de mover o jogador pode realizar um movimento normal, ou "vaporizar" uma de suas peças em troca de tempo extra em seu relógio. Para "vaporizar" uma peça, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a peça escolhida. Só se pode "vaporizar" as peças que possam ser movidas, não as bloqueadas. O equivalente em tempo (segundos) de cada peça depende do tempo estabelecido para a partida, de acordo com a tabela seguinte, onde "t" é o tempo disponível para as primeiras 10 jogadas.

Peça t <= 60 t > 60 y t <= 180 t > 180
Peão 4 8 10
Cavalo 8 16 20
Bispo 9 18 22
Torre 16 32 45
Dama 30 60 80

Para jogar esta modalidade, antes de sentar-se em um tabuleiro, é necessário marcar o botão mais à direita dos quatro situados em cima das casas que permitem selecionar as peças brancas ou negras. No centro da parte direita de janela. Este botão alterna os rótulos "--" e "Vp" quando se clica sucessivamente sobre ele.

Handicap. Caso se ative a opção de Handicap, o jogador de menor Elo disporá de mais tempo de reflexão, de acordo com o seguinte esquema: 

 

Diferença de Elo Bonificação
de tempo em %
< 50 0
>= 50 y < 100 10
>= 100 y < 150 20
>= 150 y < 200 40
>= 200 y < 250 60
>= 250 y < 300 80
>= 300  100